Você provavelmente conhece a complexidade do cenário tributário nacional. Mas, há tantos pontos a serem levados em conta, que é fácil se perder e ficar confuso. Afinal, as responsabilidades do dia a dia são difíceis de se assimilar, e ainda há o agravante das complexidades dos tributos.
Contudo, você precisa conhecer os pontos da economia tributária, se quiser não ter maiores problemas. Por isso, hoje separamos este material. Nosso objetivo é facilitar sua compreensão e seus negócios.
Passaremos pelo que é economia tributária, como aplicá-la e a melhor maneira de lidar com o assunto.Imperdível, não é? Então, leia todo o conteúdo.
O Brasil é o 14.º no ranking de tributações em todo o mundo. Apenas em 2022, a população já pagou por volta de R$ 2 trilhões de impostos. Um cenário que mesmo com medidas de benefícios ao investidor, ainda sim, torna a carga tributária alta. Isso nos leva ao segundo ponto deste artigo.
Economia tributária se refere a prática de obter diminuições nos tributos, de forma lícita. Isto é, um modo dentro da lei de se conseguir alívios e sanções tributárias. Haja visto que impostos podem inviabilizar o seu negócio, ela torna-se uma medida a ser posta em prática.
Desse modo, amparado na legalidade, os contribuintes possuem reduções em seus custos. O que leva ao nosso terceiro ponto. Continue acompanhando!
Além do que já foi mencionado no tópico anterior, há ainda outro motivo pelo qual os gestores precisam minimizar a carga fiscal. Apenas assim, se pode trabalhar com preços similares aos do mercado internacional, em que os gestores quase sempre levam vantagens.
A carga tributária surge em diversas operações, de modo que, causa um maior empecilho para o desenvolvimento do seu negócio.
Para adquirir a redução dos tributos, é necessário o planejamento tributário. O que pode ser definido como uma gestão e estudos que uma empresa utiliza para obter a redução dos impostos.
Os modelos para a redução passam por dois pontos: operacional e estratégico.
Quando se trata de aliviar as cargas, há algumas opções disponíveis. Tais como: evitar a incidência do imposto; reduzir valores totais a serem recolhidos, e por fim, retardar o pagamento, em casos de necessidade.
Isso quer dizer que você pode adotar procedimentos que impedem o fator gerador dos impostos, ou fazer um planejamento rigoroso para diminuir as taxas de cada imposto. E, também, praticar ações que adiam os pagamentos. Isso, para ficar apenas em um exemplo, de cada item.
Como dissemos, são diversos pontos importantes. Por isso, a complexidade é tamanha, assim, por exemplo, mesmo que você não tenha a intenção de sonegar, pode acontecer. O que é compreensível, mas pode acarretar problemas. Afinal, não é atoa, a maior parte das empresas terceirizam essa função.
E por falar nisso, a Advocacia Montemor possui experiência, profissionalismo, ética e competência para gerenciar todo esse processo de economia tributária. Assim podemos deixar você mais livre, para alcançar suas metas e lidar com suas responsabilidades.
Hoje, passamos pela situação dos impostos no Brasil, definimos o que é economia tributária, reafirmamos a sua importância, vimos o seu funcionamento, a sua aplicação e, por fim, como você pode se planejar para lidar com esse benefício.
Nossa dica foi confiar na Advocacia Montemor com seus grandes especialistas. E vale ressaltar: todo o processo é legal e com bases jurídicas.
Afinal, toda a melhora é bem-vinda. Não deve-se ignorar essa prática. Mas, como vimos, a economia tributária possui suas complexidades e problemas. Por isso, carece muitas vezes de uma ajuda.
Para finalizar este artigo, não se esqueça que em nosso blog você pode acompanhar outros temas importantes como este.