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ATUALIZADO: Quanto tempo demora um processo trabalhista?

30 de junho de 2023
 por
Digital Prospecta
ATUALIZADO: Quanto tempo demora um processo trabalhista?

Quanto tempo demora um processo trabalhista? Seja empregador ou empregado, ninguém gosta de entrar em um processo desses. No entanto, é essencial entender o que isso envolve, especialmente quanto tempo pode levar. 

A informação pode ser uma forte aliada no momento de enfrentar uma situação como essa e, por isso, buscar entender melhor sobre o assunto deve ser o primeiro passo a ser dado nesta jornada.

Por isso, neste post, vamos fornecer um panorama completo e atualizado sobre o tema. Continue lendo para saber mais!  

Afinal, o que é um processo trabalhista?

Primeiramente, é importante entender que um processo trabalhista é uma ação legal movida por um empregado ou ex-empregado contra um empregador, geralmente para reivindicar direitos que acredita terem sido violados. 

Esses direitos podem incluir, entre outros, horas extras não pagas, rescisões indevidas, acidentes de trabalho, assédio moral ou sexual no local de trabalho.

O Direito do Trabalho, que rege tais processos, foi criado para garantir que os trabalhadores sejam tratados de maneira justa e respeitosa. Assim, se um empregado acredita que seus direitos foram violados, ele pode buscar reparação via um processo trabalhista. 

Agora que temos uma ideia do que é um processo trabalhista, vamos entender suas etapas.

Quais são as principais etapas de um processo trabalhista?

  1. Conciliação prévia: Antes de ingressar com uma ação na Justiça do Trabalho, o empregado pode procurar a Comissão de Conciliação Prévia (CCP), presente na empresa ou no sindicato da categoria. A tentativa de acordo é rápida e, caso haja consenso, o acordo tem valor de sentença judicial.
  1. Ajuizamento da ação: Se a conciliação prévia não for possível ou não houver acordo, o empregado pode ajuizar uma ação trabalhista. Nessa fase, o advogado elabora a petição inicial, na qual descreve as reivindicações do reclamante, e protocola no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
  1. Audiência inicial: Após o ajuizamento da ação, é marcada uma audiência de conciliação. Se não houver acordo, o juiz determina o prosseguimento do processo.
  1. Defesa do reclamado: O empregador (reclamado) é notificado para apresentar defesa. Ele deve se manifestar sobre todas as alegações do reclamante, podendo também apresentar provas.
  1. Audiência de instrução: Após a apresentação da defesa, é realizada a audiência de instrução. São ouvidas as partes, testemunhas e, se necessário, peritos.
  1. Sentença: Após a audiência de instrução, o juiz analisa todas as provas e argumentos apresentados e emite a sentença.
  1. Recursos: Ambas as partes podem recorrer da sentença, se não concordarem com a decisão do juiz. Primeiro para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e, depois, para o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
  1. Execução: Após o trânsito em julgado, quando não há mais possibilidade de recursos, inicia-se a fase de execução. Nela, o juiz determina a forma como o reclamado deve cumprir a sentença.

Contudo, é fundamental ter em mente que cada caso tem suas particularidades e essas etapas podem variar. Por isso, é indispensável contar com o auxílio de um advogado especialista em direito do trabalho para orientar durante todo o processo. A Advocacia Montemor é referência nesse assunto!

Quanto tempo demora um processo trabalhista? 

A duração de um processo trabalhista é uma das maiores preocupações tanto para empregados quanto para empregadores. Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o tempo médio para julgar um processo trabalhista na primeira instância é de aproximadamente um ano.

Porém, é importante salientar que este é um tempo médio. Isso significa que alguns processos podem ser resolvidos em menos tempo, enquanto outros podem levar vários anos, especialmente se houver recursos para as instâncias superiores.

Quais fatores influenciam na duração do processo?

  • Complexidade do caso: Casos mais complexos geralmente levam mais tempo para serem resolvidos.
  • Número de partes envolvidas: Processos com muitas partes podem ser mais demorados.
  • Recursos: Se qualquer das partes recorrer da decisão, o processo pode se prolongar.
  • Agilidade do advogado: A rapidez com que o advogado conduz o caso também pode afetar a duração do processo.

Existem formas de acelerar o processo?

Sim, existem algumas maneiras de agilizar um processo trabalhista. Uma delas é a conciliação, muito incentivada pelo Judiciário, que busca um acordo entre as partes e pode encerrar o processo em tempo reduzido.

Aliás, outro ponto crucial é a escolha de um bom advogado. Profissionais experientes e especializados, como a equipe da Advocacia Montemor, podem conduzir o processo de maneira mais eficiente, apresentando todos os documentos necessários, seguindo os prazos corretamente e utilizando de forma estratégica todos os mecanismos legais disponíveis.

Tempo e eficácia em processos trabalhistas

O tempo de um processo trabalhista é uma questão de grande interesse para todos os envolvidos. Embora não seja possível fornecer um prazo exato, devido à variedade de fatores que podem influenciar a duração, é importante saber que existem maneiras de acelerar o processo.

No entanto, sabemos que a melhor maneira de lidar com um processo trabalhista é evitar que ele aconteça. Agora, se for inevitável, ter um advogado experiente ao seu lado pode fazer toda a diferença. 

A Advocacia Montemor possui profissionais altamente qualificados para auxiliar você, seja empregado ou empregador, a navegar pelo complexo mundo dos processos trabalhistas.

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para saber mais.

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