Notícias

Recurso Processual: o que é, como recorrer, qual o prazo

27 de setembro de 2024
 por
Digital Prospecta
Recurso Processual: o que é, como recorrer, qual o prazo

O recurso processual é um dos mecanismos mais importantes dentro de todo o processo judicial. Imagine que você ou alguma pessoa recebeu uma condenação, mas está em busca de uma forma de reverter essa decisão. 

Em uma sociedade civil que busca a justiça, é fundamental existir uma ferramenta legal que permita a revisão de decisões judiciais e podem ser cruciais para alcançar um resultado mais favorável ou mesmo a reversão de uma decisão que se considere injusta. 

Portanto, neste post vamos falar sobre o que são os recursos processuais, quais são os tipos disponíveis, prazos e outras informações relevantes, e, claro, como a Advocacia Montemor pode ajudar você com esse importante mecanismo! 

O que é um recurso processual?

Recurso Processual

Um recurso processual é um instrumento jurídico que permite a uma parte envolvida em um processo judicial questionar e solicitar a revisão de uma decisão proferida pelo juiz ou tribunal. 

Ou seja, é uma ferramenta que atua como um pedido para uma decisão ser reavaliada, seja por erros materiais, jurídicos ou por novas provas que possam surgir após o julgamento.

Essas ferramentas são muito importantes, ao trabalharem para garantir que uma decisão possa ser revista ou que as partes tenham mais oportunidades de provar sua inocência ou conseguir uma decisão que seja mais favorável.

Sendo assim, o recurso processual pode reformar, anular, esclarecer ou integrar. 

Quais os tipos de recursos processuais?

Contudo, quando falamos de recurso processual, não estamos falando de uma coisa só. 

Dessa forma, no sistema jurídico brasileiro, existem vários tipos de recursos processuais, cada um com suas peculiaridades e finalidades e mais aptos para determinados tipos de casos.

Confira alguns exemplos a seguir.

Apelação

A apelação é um recurso processual usado para questionar sentenças proferidas por juízes de primeira instância. Assim, o objetivo da apelação é levar a decisão para um tribunal superior, que poderá confirmar, reformar ou anular a sentença.

Embargos de declaração

Utilizados para esclarecer pontos obscuros, contraditórios ou omissos em uma decisão judicial. Não servem para reverter a decisão, mas para explicá-la e ajustá-la.

Recurso especial

Recurso interposto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que este revise decisões dos tribunais inferiores que violam a legislação federal.

Recurso extraordinário

É o recurso processual dirigido ao Supremo Tribunal Federal (STF), visa a revisão de decisões que violem a Constituição Federal. Assim, é usado para questões de relevância constitucional.

Recurso de agravo

Existem diferentes tipos de agravo, como o agravo de instrumento e o agravo interno. O agravo de instrumento é utilizado para atacar decisões interlocutórias, enquanto o agravo interno é usado para questionar decisões monocráticas dentro do próprio tribunal.

Além disso, existem algumas outras ferramentas, que não são propriamente um recurso processual, mas estão ligados ao contexto dos recursos, como:

  • habeas corpus: remédio constitucional utilizado para proteger a liberdade de locomoção de uma pessoa quando ameaçada ou violada por ato ilegal, ou abusivo;
  • habeas data: outro remédio constitucional utilizado para garantir o acesso a informações pessoais que estejam em poder de entidades públicas ou privadas, quando a pessoa não consegue obter essas informações por outros meios;
  • mandado de segurança: utilizado para proteger o direito líquido e certo de uma pessoa que esteja sendo ameaçado ou violado por ato de autoridade.

Como interpor um recurso processual?

itens de orientação de carreira para juízes

A interposição de recurso processual é o ato pelo qual uma das partes envolvidas no processo solicita a revisão de uma decisão judicial. Portanto, essa interposição é feita por um conjunto de passos formais que devem ser seguidos para garantir que o pedido seja aceito e analisado:

Análise da sentença

Antes de interpor um recurso, é fundamental revisar a sentença e identificar os pontos que podem ser questionados.

Preparação do recurso

Redigir o recurso conforme os requisitos legais. Isso inclui a exposição dos fundamentos jurídicos e fáticos que sustentam o pedido de revisão.

Protocolo

O recurso deve ser protocolado no prazo legal estabelecido e no tribunal competente. Sendo assim, o prazo pode variar dependendo do tipo de recurso e da natureza do processo.

Acompanhamento

Após o protocolo, é importante acompanhar o andamento do recurso e responder a eventuais diligências solicitadas pelo tribunal.

Prazos para interposição de recursos

Os prazos para interposição de recurso processual variam de acordo com o tipo, e devem ser respeitados rigorosamente para que o recurso seja considerado. Veja alguns exemplos:

  • apelação: geralmente, o prazo é de 15 dias após a intimação da sentença proferida;
  • embargos de declaração: tem o prazo de 5 dias úteis, contados da intimação;
  • recurso especial e extraordinário: os prazos são de 15 dias para interposição após a publicação da decisão.

Vale destacar também algumas outras regras importantes para a interposição de recursos, como:

  • preparo;
  • pedidos;
  • cabimento;
  • motivação e
  • documentação.

Como podemos te ajuda com recurso processual?

Como você viu, o recurso processual é uma ferramenta muito importante dentro do cenário de decisões judiciais no Brasil. Contudo, para te ajudar com isso, a Advocacia Montemor está aqui para orientá-lo em cada etapa do processo de interposição de recursos. 

Nossa equipe de advogados especializados possui vasta experiência em litígios e recursos processuais, e pode fornecer o suporte necessário para maximizar suas chances de sucesso, com análise completa, preparação, acompanhamento e consultoria! 

Então, se você está enfrentando uma condenação e considera interpor um recurso, pode contar conosco. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Categoria:
Digital Prospecta

Nós queremos saber sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 4 =

Montemor Advocacia © 2022 - Todos Os Direitos Reservados.
Termos de PrivacidadeDesenvolvido por Prospecta.digital